Tipo de dado
Origem: Wikipédia
Em ciência da computação tipos de variáveis ou dados é uma combinação de valores e de operações que uma variável pode executar, o que pode variar conforme o sistema operacional e a linguagem de computador. São utilizados para indicar ao compilador ou interpretador as conversões necessárias para obter os valores em memória durante a construção do programa. Por outro lado, ajudam também o programador a detectar eventuais erros (maioritariamente sintáticos).
Dependendo da linguagem de programação, o tipo de um dado é verificado diferentemente, de acordo com a análise léxica, sintática e semântica do compilador ou interpretador da linguagem. Os tipos têm geralmente associações com valores na memória ou com objetos (para uma linguagem orientada a objeto) ou variáveis.
Tipo estático e dinâmico
A verificação do tipo de um dado é feita de forma estática em tempo de compilação ou de forma dinâmica em tempo de execução. Em C, C++, Java e Haskell os tipos são estáticos, em Scheme, Lisp, Smalltalk, Perl, PHP, Visual Basic, Ruby e Python são dinâmicos.
Em C uma definição estática do tipo de uma variáveis ficaria assim:
printf("O tipo char ocupa %d bytes\n", sizeof(char));
Tipo forte e fraco
Linguagens implementadas com tipos de dados fortes, tais como Java e Pascal, exigem que o tipo de dado de um valor seja do mesmo tipo da variável ao qual este valor será atribuído. Exemplo:(Sintaxe genérica)1. Declarar Variáveis2. TEXTO nome3. INTEIRO idade4.5. Atribuições6. nome = "Fulano"7. idade = "13"
Ocorrerá um erro ao compilar a linha 7, pois o valor "13" precisa ser convertido para o tipo de dado INTEIRO.
Em linguagens com tipos de dados fracos, tais como PHP e VBScript, a conversão não se faz necessária, sendo realizada implicitamente pelo compilador ou interpretador.
.
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Postado por Aline, Roberta e Rodrigo às 17:17
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário